Dicas

ANDAR COM OS VIDROS ABERTOS ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?

Imagine que você está rodando em uma estrada. A velocidade do carro é elevada, logo andar com os vidros abertos nessas condições provocará uma forte turbulência que aumentará o arrasto aerodinâmico. Os vidros abertos permitirão a entrada do ar, mas não o deixarão sair, agindo como um grande pára-quedas, gerando uma grande força atuante no sentido contrário ao movimento do carro. Isso resulta em mais combustível consumido pelo motor.

Observe que os carros produzidos na década de 1980, tinham as janelas basculantes nos vidros traseiros. Como naquela época boa parte dos veículos não possuía ar condicionado nem como opcional, sua função era permitir a saída do ar com as janelas abertas reduzindo a turbulência e buscando um pouco mais de economia.

Você não sabia disso? Pois é tudo num carro tem uma função específica. Mas voltando ao assunto, estudos mostram que ao rodar acima de 80Km/h o arrasto é tão grande de não compensa manter os vidros abertos. Nessas condições o consumo pode aumentar entre 10 a 12% !!

Hoje em dia, como quase 70% da frota nacional já sai de fábrica com ar condicionado, a coisa mudou de figura, pois andar com os vidros abertos perdeu um pouco o sentido.... Com o ar condicionado ligado, além do conforto térmico, você tem um menor nível de ruído causado pela vedação à passagem do vento. Isso melhora a aerodinâmica em velocidade, reduzindo o consumo.

Mas, com o carro na cidade, no transito lento, a velocidade do ar pouco irá influenciar no consumo, enquanto que o funcionamento do ar condicionado irá exigir do motor em torno de 10% mais de combustível. Nessa condição vale a pena abrir os vidros e desligar o ar condicionado para economizar?

Quer que eu seja sincero? Mantenha o ar ligado, na cidade ou na estrada !!! O consumo causado pelo sistema de ar condicionado é compensado pelo conforto gerado, além é claro, pelo fato de ser mais seguro andar com as janelas fechadas na cidade!!!